Plano de SaúdeCasa de Saúde | São João de Deus | São Paulo - SPLar São João de Deus | Petrópolis-RJ Casa da Hospitalidade | Ap. Taboado - MS Ordem Hospitaleira Escola de Enfermagem

 

 

Notícias
Clique aqui
Hospital São João de Deus
 
Resultado de Exames
   
Fale conosco
Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.
Hospital São João de Deus
HSJD

 São João de Deus e Ordem Hospitaleira

Foi um homem adiantado ao seu tempo. Ficou conhecido como o Profeta da Caridade. Aos 43 anos vivia na cidade de Granada. Tocado por Deus e pela situação de abandono e marginalização em que viviam os pobres e doentes, deu uma virada radical na sua vida e passou da compaixão à ação.
Interiorizou a convicção de que todo homem e mulher eram seus irmãos e passou a viver para os que mais necessitavam: “chagados, tolhidos, incuráveis, feridos, desamparados, tinhosos, andarilhos, loucos, prostitutas, mendigos, órfãos...”

Cerca do ano 1539 funda um hospital inovador para a época ao qual chamava “Casa de Deus”. Inovador pela forma de tratar o paciente vendo-o holisticamente, é dizer, atendendo-o em todas as suas dimensões, física, psíquica, social e espiritual. João via em cada enfermo o próprio Cristo - “tudo que fizeres ao menor de meus irmãos é a mim mesmo que o fazeis”.

Convidava as pessoas a fazerem o bem a si mesmas ajudando aos mais pobres. Com a coragem dos profetas e uma postura de não-violência, denunciou injustiças sociais, desmandos morais e a desumanização dos cuidados nos hospitais.

Tinha nascido em Portugal em 1495 e morreu na Espanha em 1550. Seu exemplo e seu estilo atraíram muitos colaboradores que deram continuidade na sua obra. Fundaram outros hospitais, embarcaram em muitas missões e se espalharam-se por todo mundo “fazendo o bem” como quisera São João de Deus. Em 1572 o Papa os reconheceu como Ordem Religiosa para o carisma da Hospitalidade dizendo que “era a flor que faltava no jardim da Igreja”.

São João de Deus é o Patrono dos doentes, dos hospitais e dos enfermeiros.
Sua festa celebra-se dia 8 de março. 

Clique aqui para ver a Carta de Identidade da Ordem Hospitaleira de São João de Deus


 

Leia mais...
Carisma: http://www.ohbrasil.org.br/carisma.html

Biografia: http://www.ohbrasil.org.br/biografia.html 

 


 

 

 Hospital São João de Deus - Divinópolis

 

A Ordem Hospitaleira de São João de Deus está presente em 51 países, distribuindo seus cerca de 1300 Irmãos em mais de 250 comunidades, cada uma atendendo, gerindo e animando uma ou mais obra assistenciais: hospitais, clínicas, centros psiquiátricos, albergues, lares (asilos), ambulatórios, ONG's e projetos sociais diversos. Seus colaboradores diretos são cerca de 45.000 Profissionais, 10.000 Voluntários e 300.000 Benfeitores.

Em 1947 a Ordem Hospitaleira chegou ao Brasil pela segunda vez (a primeira foi em 1624 acompanhando as expedições militares). Enquanto não atinge dimensão suficiente para a autonomia canônica, é parte integrante da Província Portuguesa, formando a Delegação Brasileira. Atualmente, além do Hospital São João de Deus em Divinópolis, a Ordem mantém outras duas Obras Apostólicas: um Lar de Idosos em Itaipava-RJ e uma Casa de Saúde Psiquiátrica em São Paulo-SP, onde também funciona a Sede da Delegação no Brasil.

Em Divinópolis a Ordem chegou em 1962. Do feliz encontro entre a generosidade do empresário Sr. Geraldo Corrêa e a hospitalidade dos Irmãos de São João de Deus nasceu um presente para toda região: Um hospital com o nome e a administração da Ordem Hospitaleira, construído pelo Sr. Geraldo Corrêa, que deu o nome à Fundação que o enquadra juridicamente.

Em 1° de junho de 1962 foi lançada a pedra fundamental. Em 1966) nasceu a Escola de Enfermagem e em 1° junho de 1968 foi inaugurado a obra.

Hoje, com área construída de 17.600 m² e 398 leitos, o Hospital conta com um corpo clínico com cerca de 200 médicos, mais de 1.500 colaboradores profissionais e cerca 200 colaboradores voluntários. Dedica mais de 70% de suas atividades ao SUS, atendendo 57 cidades da região centro-oeste de Minas Gerais. Sobressaem seus serviços de Nefrologia, Hemodinâmica, Oncologia, Cardiologia e Obstetrícia. Mantém CTI adulto e CTI neonatal. Realiza anualmente 200.000 procedimentos ambulatoriais, 20.011 internações, 14.144 cirurgias e 2.731 partos.

Além do Hospital, a Fundação Geraldo Corrêa também mantém a Escola de Enfermagem São João de Deus que forma Técnicos em Enfermagem, Radiologia, Instrumentação Cirúrgica e Enfermagem do Trabalho; e o Plano São João de Deus Saúde que cuida de mais de 50.000 vidas.

Voltar Imprimir Voltar
 
   
Clique aqui! Clique aqui!