Plano de SaúdeCasa de Saúde | São João de Deus | São Paulo - SPLar São João de Deus | Petrópolis-RJ Casa da Hospitalidade | Ap. Taboado - MS Ordem Hospitaleira Escola de Enfermagem

 

 

Notícias
Clique aqui
Hospital São João de Deus
 
Resultado de Exames
   
Fale conosco
Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.
Hospital São João de Deus
HSJD

Serviço Social

.

 O setor de Serviço Social do HSJD, fundado no ano de 1969, coordenado pelo Senhor Gilson Soares, e após alguns anos de funcionamento, o mesmo foi sucedido pela Sra Eunice Marques Pereira Pedro, também Socióloga, sendo esta sucedida pela atual coordenadora, Rita Maria Santana Ribeiro, formada em Ciências Sociais e Serviço Social que atuando no Hospital como a única Assistente Social até a inauguração da Unidade Oncológica/Hospital do Câncer, que na ocasião, contratou-se outra profissional.

            Mesmo antes da Política Nacional de Humanização promulgada em 2004, o setor de Serviço Social já tinha como um de seus princípios, o atendimento acolhedor e humanizado. Dentre suas atividades realizava-se o atendimento ao paciente, fosse ele internado ou não, prestando assistência no intuito de suprir as demandas apresentadas pelo mesmo.

            O ano de 2009 representa, portanto, um novo marco na história do Serviço Social do HSJD, visto que, no mês de janeiro sua equipe foi ampliada, contando hoje com 04 Assistentes Sociais, 02 Auxiliares Administrativos e 01 Estagiário de Serviço Social, sendo eles:

 

 

  • Rita Maria Santana Ribeiro –Coordenadora do Serviço Social/Assistente Social.
  • Adriana Maria Reis - Assistente Social
  • Giselle Aparecida Marçal - Assistente Social
  • Hermes Ferreira L Junior - Assistente Social
  • Driely Sthefanie do Amaral Silva – Aux. Administrativo
  • Graciele Francisca da Silva – Aux. Administrativo
  • Uliane Fabiane Pereira - Estagiária de Serviço Social

     

              Da esquerda para direita: Hermes Ferreira, Frei Ronan, Rita Santana, Giselle Marçal e Adriana Reis

  • São atribuições do Serviço Social do Hospital São João de Deus:

    • Realizar transferências de usuários quando se fizer necessário.
    • Contatar com familiares e acompanhantes de usuários graves ou desacompanhados.
    • Intervir em situações de atendimento a criança, adolescente e Idoso em vulnerabilidade e risco social.
    • Atender, acompanhante e orientar familiares em caso de óbitos e previdência social.

    É de competência do Assistente Social realizar atendimento social aos colaboradores, usuários e familiares na elaboração, coordenação e execução de ações nas áreas de saúde em projetos sociais. O Projeto Acolhimento do Hospital São João de Deus é um exmeplo, que tem como foco desenvolver a conscientização dos seus direitos de cidadania dentro das Políticas Públicas.

     

    Assistente Social do Hospital São João de Deus é novamente Homenageada.  

     

         Rita Maria Santana, Coordenadora do Serviço Social do Hospital São João de Deus, foi homenageada, no dia 05/03/2009, juntamente com Maria das Dores (Dorzinha), Dona Maria Martins e outras mulheres de Divinópolis, pela Câmara dos Vereadores.

         O prêmio “Mulher Cidadã” é dado pela Câmara dos Vereadores às mulheres que se destacam na comunidade pelo trabalho social que realizam, auxiliando assim, no desenvolvimento do município.

         Rita Santana foi indicada para o recebimento do prêmio pelo Vereador Geraldinho da Saúde, que na ocasião aproveitou o momento para que sua filha Ana Carolina, também prestasse uma homenagem à mesma pelo reconhecimento de seu trabalho. Para Rita Santana, ser novamente homenageada reforça a importância do Serviço Social dentro do Hospital São João de Deus e, principalmente a importância de atuar profissionalmente sem  perder os princípios pessoais, respeitando a ética profissional aliada à missão de São João de Deus, ou seja, “cuidar da saúde das pessoas, aliando comprometimento dos colaboradores, ciência, humanização, ética e qualidades, segundo os valores de São João de Deus”.

        O Vereador Geraldinho da Saúde e Rita Santana na cerimônia de entrega do Prêmio "Mulher Cidadã".           

          

         

  •  

    Voltar Imprimir Voltar
     
       
    Clique aqui! Clique aqui!