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HSJD

Manual de Orientação ao Usuário

 O objetivo deste manual é orientar sobre a correta utilização do seu Plano de Saúde.

 Para facilitar ainda mais a compreensão sobre modalidades dos planos do São João de Deus Saúde, as informações são apresentadas neste manual de forma mais detalhada.

 Operadora: Fundação Irmão Diamantino

 Nome fantasia: São João de Deus Saúde

 Registro na ANS: 419044

 Planos de Saúde : O São João de Deus Saúde oferece as seguintes modalidades de planos, de acordo com a cobertura:

 1- Globais

 Oferecem a seguinte cobertura:  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Internação hospitalar, inclusive obstetrícia;  
  • Atendimento ambulatorial;  
  • Atendimento de urgência/emergência.

Exemplos de planos globais:

  •  Plano Esmeralda;
  •  Plano Diamante; 
  •  Plano Ouro.

 

 

 

 

 

  2- Participativos

 Oferecem a seguinte cobertura:   

 

 

 

 

 

  • Internação hospitalar, inclusive obstetrícia;  
  • Atendimento ambulatorial (o usuário participa com 50% da tabela de referência praticada pelo plano); 
  • Atendimento de urgência/emergência.

Exemplos de planos participativos:   

 

  • Plano Safira;
  • Plano Rubi;  
  • Plano Prata.  

3- Hospitalares  

 Oferecem a seguinte cobertura:   

  • Internação hospitalar, inclusive obstetrícia;  
  • Atendimento de urgência/emergência.  

Exemplos de planos hospitalares:  

 

  • Plano Turmalina;  
  • Plano Topázio;  
  • Plano Platina.  

IMPORTANTE:  

 

  • Internação hospitalar - Todo procedimento médico em que a internação do paciente, com supervisão médica, é fundamental para a sua recuperação. 
  • Atendimento ambulatorial - Todo procedimento médico realizado em clínicas, consultórios, ambulatórios e hospitais, inclusive cirurgias ambulatoriais, que não exigem internação para a sua realização e para a recuperação do paciente. 

Tabela Vigente HM:

CBHPM 6ª edição 

 

http://www.cremepa.org.br/crm-pa/cbhpm/edicoes_cbhpm/CBHPM_6_EDICAO/cbhpm_2010.pdf

 

 

Abrangência:  

 

Todos os planos do São João de Deus Saúde têm abrangência municipal, isto é, são restritos ao município de Divinópolis, Estado de Minas Gerais.  

 Urgência Nacional* pela ABRAMGE**: O São João de Deus Saúde oferece aos usuários dos planos acima descritos, extra-contratualmente, a cobertura de urgência/emergência fora da sua área de abrangência, por meio da Urgência Nacional ABRAMGE, que cobre grande parte do território brasileiro. Para a utilização deste serviço, o usuário em viagem que necessitar de atendimento de urgência/emergência, deverá ligar para o telefone 0800-127511 e solicitar a indicação do hospital ou serviço mais próximo do local ou cidade em que estiver, onde poderá procurar atendimento, identificando-se por meio da sua carteira da São João de Deus Saúde.   

* “Nacional” neste caso não implica em possuir atendimento em todas as localidades do território nacional.  

** Serviço/Cobertura sujeitos a indisponibilidade em caso de rescisão contratual entre a operadora e a Abramge.  

 Observação: A ABRAMGE (Associação Brasileira de Medicina de Grupo) é uma entidade que reúne algumas empresas operadoras de planos de saúde.  Um grande acordo estabelecido entre elas assegura atendimento médico de urgência aos seus usuários, quando estes estão fora de seu domicílio, em cidade ou região onde o determinado plano não tenha recursos ou credenciados.  

 Carteira do São João de Deus Saúde:   Ao ser admitido o usuário recebe uma carteira que o identificará como filiado ao São João de Deus Saúde. Sempre que for utilizar os serviços oferecidos pelo plano de saúde ela deverá ser apresentada junto com a Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento (em caso de menores de idade), bem como com o comprovante da última mensalidade quitada.   

Esta carteira é de uso pessoal e intransferível, caracterizando-se como fraude seu empréstimo para utilização por terceiros, situação esta que poderá ocasionar o cancelamento do plano além das medidas legais cabíveis.  

 

Beneficiários  

 O Termo de Adesão ao Contrato, na modalidade familiar, será firmado pelo próprio TITULAR, que por sua vez, poderá indicar como beneficiário/usuário:   

  • a) a si mesmo. Neste caso, além de TITULAR ele é também beneficiário/usuário;
  • b) o cônjuge atual;  
  • c) o ex-cônjuge;  
  • d) a companheira, desde que o TITULAR seja solteiro, viúvo, divorciado ou separado;  
  • e) os filhos e/ou enteados solteiros e menores de 24 anos;  
  • f) os netos solteiros e menores de 24 anos;  
  • g) os filhos adotivos menores de 24 anos;  
  • h) seus pais;  

Consultas:  

 

O usuário do São João de Deus Saúde que necessitar de consultas deverá:  

 

  • Escolher o profissional de sua preferência na Relação dos Médicos, Serviços, Clínicas, Hospitais e Laboratórios fornecida junto com este manual e periodicamente atualizada;
  • Ligar para o consultório do médico e marcar o dia e hora da consulta;  
  • Levar sua carteira do São João de Deus Saúde, acompanhado de um documento de identidade oficial e o comprovante de quitação da última mensalidade. 
  • Assinar a guia de consulta do médico somente uma vez, pois as eventuais cobranças serão feitas de acordo com cada guia assinada;  
  • No caso de não poder comparecer à consulta, desmarcá-la com antecedência mínima de 2 (duas) horas, para que outro paciente possa ser atendido;  
  • Observar que retornos para controle dentro do prazo de 30 dias ou entrega de exames não são considerados consultas.  

Exames, Tratamentos Complementares e Pequenas Cirurgias  

 Primeiro o usuário deverá se informar junto ao São João de Deus Saúde a cerca da necessidade de prévia autorização para o procedimento ou não. Em seguida, o usuário deverá marcar o procedimento junto ao Serviço Credenciado, e na data marcada apresentar-se no local, com o Carteira São João de Deus Saúde e documento de identidade e ainda a solicitação do médico devidamente autorizada pelo São João de Deus Saúde.  

 IMPORTANTE  

 Exames: São necessários para compor um diagnóstico. Eles devem ser pedidos por um profissional médico e poderão ser realizados no Hospital São João de Deus e nas clínicas, serviços e laboratórios credenciados.  

 Procure marcar seus exames com antecedência e sempre que houver qualquer imprevisto faça o cancelamento em tempo hábil.  

 Carências: os serviços prestados pelo São João de Deus Saúde somente terão cobertura após o usuário ter cumprido os prazos de carência previstos em contrato.  

 Atenção: Nos procedimentos não cobertos, o usuário poderá utilizar qualquer serviço de atendimento de saúde a sua escolha e as suas expensas.  

 Internações:  

 As internações hospitalares poderão ser de urgência ou eletivas (programadas) e serão autorizadas após o cumprimento integral das carências previstas e estando o usuário com as mensalidades devidamente quitadas.  

 As internações de urgência são feitas diretamente no hospital, a pedido do médico assistente e dispensa a autorização prévia. Esta autorização deverá ser feita entre 24 e 48 primeiras horas imediatas a internação. 

 As internações programadas, geralmente cirúrgicas, necessitam de autorização prévia do Plano. Para isso o usuário deverá comparecer previamente ao São João de Deus Saúde munido dos seguintes documentos: 

  • Pedido da cirurgia ou procedimento devidamente solicitado pelo médico assistente;  
  • Carteira do São João de Deus Saúde;  
  • Carteira de Identidade;  
  • Exames relacionados ao procedimento ou cirurgia solicitada. Eventualmente poderá ser pedido os recibos de quitação da última mensalidade.  
  • Para garantir um processo de internação sem transtornos, observe os seguintes pontos:  
  • A guia de autorização deverá ser expedida no prazo entre 24 e 48 horas.  
  • Evite marcar a cirurgia ou procedimento antes da expedição da guia de autorização.  
  • Certifique-se com o seu médico a cerca da data e hora em que deverá internar-se. Verifique com antecedência a disponibilidade de vaga entrando em contato com o setor de internação do Hospital.  
  • Lembre-se que cada plano dá direito a um tipo de acomodação para internação. Caso faça a opção por uma acomodação superior aquela a que tem direito o usuário arcará com o pagamento da diferença de honorários médicos e diárias hospitalares.  
  • Carências: os serviços prestados pelo São João de Deus Saúde somente terão cobertura após o usuário ter cumprido os prazos de carência previstos em contrato.  

Os planos de saúde do São João de Deus Saúde prevêem duas modalidades de internação hospitalar:  

 

  • Enfermaria / Quarto Especial - Quarto com banheiro e dois ou três leitos, cada qual com direito a acompanhante; 
  • Apartamento - Quarto com banheiro, um leito e acomodação específica para acompanhante. 

Doenças e lesões pré-existentes  

 

Trata-se de toda doença ou lesão, congênita ou adquirida, que comprometa função orgânica ou coloque em risco a saúde do indivíduo, quer por sua ação direta ou indiretamente por suas conseqüências, da qual o usuário tenha conhecimento ou tenha recebido tratamento clínico ou cirúrgico, antes da data de inclusão no Plano.  

Ao contratar o plano, o usuário, através da Proposta de Admissão, deve informar à CONTRATADA se é conhecedor ou não de sua condição (e/ou de seus dependentes) de portador ou sofredor de doença ou lesão preexistente.   

A CONTRATADA poderá ainda solicitar, sem nenhum custo ao usuário, a realização de consultas e exames, visando identificar a existência dessas doenças. Se o usuário utilizar outros médicos que não sejam indicados pela CONTRATADA, ele arcará com os custos da consulta e exames realizados.   

O usuário poderá optar pela cobertura parcial temporária da referida doença ou lesão (COM a carência prevista em lei) ou pela sua cobertura integral (SEM a carência prevista em lei), mediante um agravo* ao valor da mensalidade.

 * IMPORTANTE: Agravo é o acréscimo no valor da mensalidade do plano em virtude da opção do usuário pela cobertura integral  da doença ou lesão pré-existente.

 Urgência / Emergência:  Em casos de urgência/emergência, os usuários serão atendidos no Hospital São João de Deus e no Hospital Bento Menni (este último somente para casos psiquiátricos).   

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma equipe de médicos, enfermeiros e funcionários ficam disponíveis 24 horas por dia e 365 dias por ano para este atendimento.  

 

Urgência:  

 Entre os vários casos que caracterizam atendimento de urgência, podemos destacar:   

  • Fraturas sem hemorragia;  
  • Cortes superficiais e profundos; 
  • Politraumatismos; 
  • Atropelamentos; 
  • Sangramentos da gestante; 
  • Ameaça de parto prematuro; 
  • Dor abdominal aguda da gestante; 
  • Hipertensão arterial da gestante.  

Emergências:  

 

Da mesma forma, entre os vários casos que caracterizam atendimento de emergência, podemos destacar:  

 

  • Dor intensa, especialmente no peito, opressiva, associada ou não a suores frios, falta de ar e vômitos; 
  • Perda da consciência/desmaios; 
  • Alteração súbita do nível de consciência, dificuldade na movimentação de um ou mais membros e de falar; 
  • Falta de ar intensa; 
  • Perdas de sangue; 
  • Convulsões; 
  • Aumento súbito da pressão arterial; 
  • Aspiração de corpos estranhos; 
  • Afogamentos; 
  • Choque elétrico; 
  • Intoxicações; 
  • Quadro alérgico grave; 
  • Febre elevada de causa desconhecida e rebelde ao uso de antitérmicos;
  • Febre elevada em crianças, principalmente com antecedentes de convulsão;
  • Vômitos repetidos;
  • Dores de cabeça súbita e de forte intensidade e que não cedem com os medicamentos habituais;
  • Dor lombar e abdominal intensas, acompanhada de náuseas e vômitos. Com ou sem febre.  

IMPORTANTE: A caracterização de consulta de rotina ou emergência/urgência será definida através de auditoria médica.  

 

Recém-nascido:  

 

Fique atento para a inclusão de recém-nascido no plano de saúde já existente. Ela deverá ser feita em até 30 dias após o nascimento, dependendo do tipo de contrato, para isenção do cumprimento dos períodos de carência.

 Pontualidade:   

A pontualidade nos pagamentos da mensalidade é fundamental para levarmos saúde de qualidade a um número cada vez maior de usuários.

 IMPORTANTE: Se não receber sua boleta de pagamento na data habitual, o usuário deverá entrar em contato imediatamente com nosso escritório e solicitar uma 2ª via.

 Cancelamento do Plano:   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para cancelar um plano de saúde em vigor, o usuário precisa solicitar por escrito seu cancelamento com 30 (trinta dias de antecedência, quitar integralmente seus compromissos e devolver as carteirinhas do plano de saúde.  

O São João de Deus Saúde poderá cancelar um plano de sáude nas seguintes situações: 

 

  • Atraso no pagamento da mensalidade do plano, por período superior a 60 dias, consecutivos ou não, nos últimos 12 (doze) meses de vigência do contrato. 
  • Nos casos de fraude comprovada por parte do usuário; 
  • IMPORTANTE: A paralisação dos pagamentos das mensalidades por mais de 60 dias poderá acarretar o cancelamento do plano. Mesmo tendo o seu plano cancelado, o usuário ainda assim estará em débito para com o plano de saúde, ficando as mensalidades em aberto sujeitas a multas e a eventual registro no SPC.   

 

Alterações Cadastrais:  

 

Alterações de endereço, telefone etc deverão ser solicitadas diretamente em nosso escritório, por escrito através dos Correios ou através do e-mail planodesaude@hsjd.com.br 

 

IMPORTANTE: Mantenha o seu cadastro sempre atualizado junto a São João de Deus Saúde, e evite transtornos. 

 

Lista de Profissionais e Serviços:  

A lista com a Relação dos Médicos, Serviços, Clínicas, Hospitais e Laboratórios é fornecida aos usuários no momento de sua adesão. Esta lista poderá sofrer inclusões e exclusões a qualquer tempo, obedecidos os critérios estabelecidos pela ANS. 

 

Escritório central  

 

O São João de Deus Saúde mantém um escritório central na Av. Antônio Olímpio de Morais, 576 - Centro, que funciona de 7:00 às 18:00 horas, de segunda a sexta-feira.  

 

Comunicações rápidas 

 

Utilize o telefone (37) 3229 3600, para comunicação com os nossos setores de atendimento.  

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