Escola de Enfermagem São João de Deus recebe número recorde de inscrições para curso técnico

Publicado em: 16/01/2018 Por: Isadora Santana

Para receber os novos alunos, durante este período de férias, a Escola de Enfermagem está promovendo uma reestruturação em seu espaço físico, ampliando três de suas salas.

A Escola de Enfermagem São João de Deus completa em 2018, 52 anos de existência, formando profissionais para atuarem na área da saúde em Divinópolis e região, principalmente no Hospital São João de Deus. Por toda a sua tradição e pioneirismo e diante da grande procura pelo curso, neste ano a escola traz como grande novidade a abertura de vagas para o curso no turno vespertino, o que possibilitou à instituição atingir um número recorde de inscrições. Até o momento já são 105 pessoas matriculadas para o Curso Técnico de Enfermagem para os dois turnos.

Para receber os novos alunos no próximo dia 1º de fevereiro, durante este período de férias, a Escola de Enfermagem está promovendo uma reestruturação em seu espaço físico, ampliando três de suas salas. De acordo com a auxiliar de engenharia do HSJD, Amanda Gontijo Xavier, a reforma proporcionará maior conforto para os alunos. “Entre as principais mudanças na estrutura física da instituição estão a ampliação de duas salas de aulas e um laboratório para atividades práticas, pintura e instalação de novas lousas. Além disso, todas as portas das salas de aulas, foram substituídas”.

Para a Diretora da Escola de Enfermagem, Srª. Joelma Emirene Dias Cunha, com a reforma será possível criar uma nova ambiência na instituição, proporcionando mais leveza nas cores, principalmente com a nova pintura a ser realizada. “A escola está passando por uma modernização, recebendo cores mais claras. A reforma será apenas na parte física do prédio, pois a parte prática acontece dentro do nosso Hospital”, disse Joelma.

Mais de meio século de confiança

Mais de quatro mil profissionais foram formados ao longo dos 52 anos de fundação da instituição, criada para qualificar profissionais para atuar principalmente no Hospital São João de Deus. Para cada turma, são oferecidas 70 vagas e de acordo com os dados da Escola, aproximadamente 50 alunos se formam ao final do curso.

Além das aulas feitas dentro das dependências da escola, os alunos contam com o estágio supervisionado que é realizado no HSJD onde os futuros profissionais atuam em todas as áreas do hospital como: pediatria, ambulatório, oncologia, centro cirúrgico, áreas de internação e UTI.

Durante estes anos de estudos, os alunos ainda tem a possibilidade de obter um desconto de 60% no valor na mensalidade. Para isso, os mesmos deverão cumprir um estágio extra no hospital de quatro horas diárias, em escala alternada.

Ainda segundo Srª. Joelma Emirene, a escola está sempre buscando inovações para uma formação cada vez mais completa de seus alunos. “Aproximadamente 96% dos profissionais formados na escola são absorvidos pelo HSJD. A maior área de contratação do HSJD é o corpo técnico de enfermagem, que conta com 600 profissionais e sem a Escola o Hospital não conseguiria manter a rotatividade natural de funcionários. Por isso, é importante para o hospital que possamos oferecer uma formação de qualidade”.

Para a Superintendente Geral do Hospital São João de Deus, Srª. Elis Regina Guimarães, a reforma na Escola de Enfermagem será um divisor de águas no que se refere ao ensino teórico e ao aprendizado de novas práticas para os alunos que atuarão principalmente no HSJD. “A prioridade do Hospital, responsável por absorver praticamente todos os alunos, é se preocupar efetivamente com a formação de novos profissionais para que cada vez mais a qualidade assistencial e de gestão seja aprimorada. O ano de 2018 será o marco no início das inovações em estudo na formação de profissionais e na parte de pesquisas. Por isso o hospital está investindo na ampliação da Escola de Enfermagem”, afirma.

Novas oportunidades

Devido à grande procura, não há mais vagas para a turma noturna do curso de enfermagem para este semestre. Porém, no mês de maio, estarão abertas as matrículas para os dois cursos técnicos oferecidos pela instituição, o de Enfermagem e Radiologia.

Para mais informações sobre as matrículas do curso de enfermagem, ligue (37) 3229-7566.